‘Queridinho’ dos compositores, o piano, em decorrência de suas inúmeras possibilidades técnicas, é considerado por muitos um instrumento completo. Sua sonoridade abarca registros que vão dos mais agudos aos mais graves. O músico, por sua vez, tem uma maior independência com os dez dedos, o que enriquece ainda mais a capacidade polifônica.
No entanto, por conta do seu tamanho e alto custo, este instrumento não está tão presente nas casas de músicos (amadores e profissionais) da mesma forma que um violão ou uma flauta, por exemplo, que são facilmente encontrados. Para celebrar o piano, selecionamos na internet alguns vídeos de anônimos e músicos profissionais. Todos impressionam pela técnica, virtuosismo e notável apreço pelo seu instrumento musical.
Um garotinho chinês virou hit na web ao postar um vídeo em que ele aparece tocando, com muita maestria, o seu piano. Apesar de aparentar ter menos de 10 anos de idade, o chinesinho já demonstra uma incrível habilidade, além de um ‘dedilhar’ autêntico e perfeito.
Em Sarasota, na Flórida (EUA), as pessoas podem encontrar o senhor Donald Gould, um veterano da marinha de 51 anos, que passou a viver nas ruas após a morte de sua esposa, realizando incríveis performances de improviso nos pianos da Main Street.
Lang Lang é a celebridade do mundo da música erudita. O chinês já tocou para diversas pessoas importantes, como Barack Obama, Bill Clinton, Rainha Elizabeth II, Príncipe Charles, Vladimir Putin, dentre outros. No vídeo acima, ele mostra por que é tão aclamado pela crítica e pelo público executando uma das peças mais complexas de Chopin.
Se tocar piano não é uma coisa tão fácil, imagina então tocar piano de costas. Pois este músico resolveu elevar o nível da brincadeira e intercalar as formas de execução – ora hora de frente, ora de costas. A proeza foi registrada em vídeo e, no YouTube, já foi vista mais de dois milhões de vezes.